A proposta para a realização de auditorias pela Sercan é diferenciada e visa agregar valor aos seus clientes. Valor este que é entendido com a indicação correta de requisitos de clientes, utilização das regras do IATF - interpretação sancionada, FAQ´s e manual de regras, aplicação adequada de metodologias. A análise adequada da performance perante os clientes fazem com que o sistema de qualidade seja eficaz e direcione para o foco no cliente. Avalie nossa proposta.

 

Objetivos da Auditoria:

  • Avaliar conformidade do sistema de gestão da qualidade automotiva;
  • Emissão de relatório para elaboração de Plano de Ação necessário.

Quem deve participar:

  • Responsáveis e gestores dos processos identificados na empresa

A) Planejamento da auditoria – avaliação de adequação

1) Análise do Manual da Qualidade

  • Redação preferencial por abordagem de processos
    • Opção: abordagem por requisitos
  • Identificação do escopo
  • Verificação da abrangência – endereços: planta(s), site(s) remotos(s), site extension(s)
  • Verificação de exclusões permitidas
  • Seqüência e interação de processos
  • Política da Qualidade
  • Atendimento dos requisitos aplicáveis
  • Atendimentos dos requisitos específicos dos clientes

2) Análise dos procedimentos obrigatórios

  • Identificação dos 07 procedimentos sistêmicos ISO TS 16949
  • Identificação da forma de atendimento – procedimentos individuais ou agrupados
  • Verificação dos requisitos aplicáveis

3) Análise do Mapa de Processos

  • Identificação dos processos orientados aos clientes
  • Identificação dos processos de gestão e de suporte
  • Identificação dos requisitos aplicáveis a cada processo
  • Verificação do diagrama da “tartaruga”, se existir
  • Criação do diagrama de "tartaruga" caso não exista

4) Análise dos indicadores e reclamações dos clientes

  • Indicadores enviados pelos clientes: PPM, Bidlist, etc...
  • Status das reclamações dos clientes
  • Ações corretivas / planos de ação existentes

5) Análise dos indicadores do Sistema da Qualidade

  • Indicadores dos objetivos da qualidade
  • Indicadores / Monitoramento de eficiência e eficácia dos processos
  • Ações corretivas / planos de ação existentes

6) Análise de relatórios de auditorias anteriores

  • Auditoria anterior da certificadora – identificação das NC´s , Oportunidades de melhoria e recomendações;
  • Auditoria interna anterior do sistema de qualidade - identificação das NC´s , Oportunidades de melhoria e recomendações;

7) Análise de Requisitos Específicos dos Clientes

  • Identificação dos clientes que requerem ISO TS 16949:2009 / ISO 9001:2008 e seus requisitos
  • Verificação da análise dos requisitos realizada pela empresa

8) Análise de Requisitos legais

  • Identificação de requisitos legais aplicáveis, se existir
  • Verificação da análise dos requisitos realizada pela empresa

9) Análise dos Requisitos Internos

  • Identificação de requisitos internos existentes, se existir
  • Verificação da análise dos requisitos realizada pela empresa

10) Mapeamento dos pontos de atenção

  • Descrição dos pontos de atenção identificados;
  • Recomendações preliminares aplicáveis

11) Elaboração do Plano de Auditoria

  • Adoção de abordagem por processos automotiva
  • Prioridade ao foco no cliente e pontos de atenção identificados neste planejamento
  • Elaboração da agenda – abordagem por processos

 

B) Execução – avaliação de conformidade

  1. Utilização da abordagem por processos automotiva
  2. Amostragem com prioridade nos focos do cliente e pontos de atenção
  3. Auditoria de todos os turnos de trabalho;
  4. Reunião de abertura: confirmação da agenda, metodologia da auditoria, apresentação das conclusões do planejamento e pontos de atenção;
  5. Verificação do Plano Estratégico da empresa
  6. Verificação do grau de atendimento: requisitos legais, requisitos do cliente, requisitos internos, requisitos do sistema de gestão da qualidade, requisitos dos processos, requisitos da Core Tools, requisitos da ISO TS 16949:2009 / ISO 9001:2008 e plano estratégico da empresa;
  7. Desempenho dos indicadores: clientes, objetivos da qualidade, processos do sistema da qualidade
  8. Avaliação das ações corretivas / planos de ação e planos de melhoria contínua
  9. Identificação de não-conformidades imediatamente nos respectivos processos;
  10. Identificação de oportunidades de melhoria imediatamente nos respectivos processos;
  11. Identificação de pontos de preocupação nos respectivos processos;
  12. Feedback ao final do dia – resumo dos pontos observados;
  13. Verificação da eficácia das NC´s anteriores
  14. Reunião de encerramento
  • Apresentação das Não-conformidades identificadas e classificadas
  • Apresentação das Oportunidades de melhoria identificadas
  • Orientação para o plano de ação / ação corretiva

 

C) Relatório

  1. Priorização ao foco no cliente e atendimento ao SGQ
  2. Identificação da empresa, escopo, abrangência e exclusões
  3. Identificação de documentação obrigatória, requisitos legais e de clientes
  4. Descrição dos focos de atenção que priorizaram a auditoria
  5. Descrição do Plano de Auditoria com referência à abordagem por processos automotiva
  6. Descrição das Não-conformidades, oportunidades de melhoria e recomendações
  • Não-conformidades identificadas, descritas e classificadas de acordo com a recomendação do IATF
  • Opcional: abertura das RNC´s de acordo com os procedimentos da empresa

       7. Correlação das Não-conformidades e Oportunidades de melhoria com os processos do Sistema de Gestão da Qualidade

       8. Correlação das Não-conformidades e Oportunidades de melhoria com os requisitos da ISO TS 16949:2009 / ISO 9001:2008

 

D) Recomendações para Análise Crítica pela Direção

  1. Relatório adicional com pontos de atenção a serem abordados na Análise Crítica pela Direção
  2. Indicação de soluções potenciais para as Não-conformidades e pontos de atenção

 

E) Conclusão sobre o desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade

  1. Capítulo adicional ao relatório de auditoria contendo visão geral sobre o sistema da qualidade auditado
  2. Estimativa mensurável do grau de atendimento do sistema da qualidade à norma ISO TS 16949:2009 / ISO 9001:2008, requisitos de clientes, Core Tools e Análise Crítica pela Direção anterior
    • Valores baseados na amostragem realizada

 

F) Compromisso de documentação da equipe auditora

  1. Evidencia de qualificação IATF do auditor líder
  2. Evidencia de qualificação dos auditores
  3. Evidencia de qualificação Core Tools

 

G) Requisitos a serem auditados:

  1. Todos os requisitos aplicáveis conforme manual qualidade vigente
  2. Requisitos específicos dos clientes
  3. Aplicação de Core Tools

 

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