Agregando valor à sua auditoria

Uma auditoria IATF 16949 seja ela interna ou de segunda ou mesmo terceira parte envolve uma complexidade de requisitos e regras a serem respeitadas. O auditor ou sua equipe de auditoria melhor dizendo, precisa conhecer muito bem todas estas informações e condições. Não basta auditar com base na norma de referência, no caso a IATF 16949.

É preciso conhecer os requisitos específicos dos clientes, a regulamentação aplicável ao processo ou produto em muitos casos, as regras de certificação IATF 16949 conforme manual de regras 5ª edição, as interpretações e FAQ´s divulgadas pelo IATF, metodologias como APQP, CEP, FMEA, M.S.A, CQI´s e tantas outras, conceitos de processos e produtos atualizados com a tecnologia existente. Parte disto é possível ajustar com a formação da equipe.

agregar valor

Para agregar valor a uma auditoria é preciso ter em mente o conceito de foco no cliente e considerar o desempenho e indicadores da organização auditada tendo em conta as informações que o próprio cliente fornece (bem, nem sempre…) para evidenciar o relacionamento existente. Muitas destas informações são disponíveis através de portais que a organização deve ter acesso. Indicadores internos devem ser avaliados por sua vez para demonstrar a eficácia e conformidade dos processos de acordo com o mapa de processos definido no SGQ. E você achando que basta ter em mãos um check list destes que se obtém na internet, hein!!?? É claro que dá, mas isto não garante uma boa auditoria. Ela será ineficaz.

Fundamentos como função remota e site extensions precisam ser verificados, avaliados e considerados adequadamente se existirem na organização. A equipe de auditoria precisa verificar sua existência, eficiência e eficácia bem como relatar adequadamente para que a análise crítica pela direção seja correta. Caso contrário corremos o risco de começar com uma NC na auditoria do órgão certificador.

E para formar profissionais com este grau de conhecimento leva muito tempo. São anos de experiência. Por isto que muitas empresas optam por utilizar serviços externos. Um consultor com experiência automotiva deverá realizar esta verificação com um nível de aprofundamento adequado às regras, regulamentos, requisitos e tudo o mais que se refere à IATF 16949.  Bem, isto é que se espera.

Quer agregar valor à sua auditoria? Utilize um auditor que também tem experiência formada na atuação em organismo certificador e credenciado junto ao IATF. A sua chance de problemas de ser reduzida sensivelmente e de forma considerável. Além de receber uma atividade no mais alto padrão como o requerido pelos organismos certificadores. Quer experimentar e fazer valer cada centavo investido?

Veja o conteúdo de nossa proposta para auditoria interna.

Entre em contato agora mesmo. Utilize a opção Formulário de Contato.