A proposta para a realização de auditorias pela Sercan é diferenciada e visa agregar valor aos seus clientes. Valor este que é entendido com a indicação correta de requisitos de clientes, utilização das regras do IATF – interpretação sancionada, FAQ´s e manual de regras, aplicação adequada de metodologias. A análise adequada da performance perante os clientes fazem com que o sistema de qualidade seja eficaz e direcione para o foco no cliente. Avalie nossa proposta.
Objetivos da Auditoria:
- Avaliar conformidade do sistema de gestão da qualidade automotiva;
- Emissão de relatório para elaboração de Plano de Ação necessário.
Quem deve participar:
- Responsáveis e gestores dos processos identificados na empresa
A) Planejamento da auditoria – avaliação de adequação
1) Análise do Manual da Qualidade
- Redação preferencial por abordagem de processos
- Opção: abordagem por requisitos
- Identificação do escopo
- Verificação da abrangência – endereços: planta(s), site(s) remotos(s), site extension(s)
- Verificação de exclusões permitidas
- Seqüência e interação de processos
- Política da Qualidade
- Atendimento dos requisitos aplicáveis
- Atendimentos dos requisitos específicos dos clientes
2) Análise dos procedimentos obrigatórios
- Identificação dos procedimentos sistêmicos IATF 16949 definidos pela empresa
- Identificação da forma de atendimento – procedimentos individuais ou agrupados
- Verificação dos requisitos aplicáveis
3) Análise do Mapa de Processos
- Identificação dos processos orientados aos clientes
- Identificação dos processos de gestão e de suporte
- Identificação dos requisitos aplicáveis a cada processo
- Verificação do diagrama da “tartaruga”, se existir
- Criação do diagrama de “tartaruga” caso não exista
4) Análise dos indicadores e reclamações dos clientes
- Indicadores enviados pelos clientes: PPM, Bidlist, etc…
- Status das reclamações dos clientes
- Ações corretivas / planos de ação existentes
5) Análise dos indicadores do Sistema da Qualidade
- Indicadores dos objetivos da qualidade
- Indicadores / Monitoramento de eficiência e eficácia dos processos
- Ações corretivas / planos de ação existentes
6) Análise de relatórios de auditorias anteriores
- Auditoria anterior da certificadora – identificação das NC´s , Oportunidades de melhoria e recomendações;
- Auditoria interna anterior do sistema de qualidade – identificação das NC´s , Oportunidades de melhoria e recomendações;
7) Análise de Requisitos Específicos dos Clientes
- Identificação dos clientes que requerem IATF 16949:2016 / ISO 9001:2015 e seus requisitos
- Verificação da análise dos requisitos realizada pela empresa
8) Análise de Requisitos legais
- Identificação de requisitos legais aplicáveis, se existir
- Verificação da análise dos requisitos realizada pela empresa
9) Análise dos Requisitos Internos
- Identificação de requisitos internos existentes, se existir
- Verificação da análise dos requisitos realizada pela empresa
10) Mapeamento dos pontos de atenção
- Descrição dos pontos de atenção identificados;
- Recomendações preliminares aplicáveis
11) Elaboração do Plano de Auditoria
- Adoção de abordagem por processos automotiva
- Prioridade ao foco no cliente e pontos de atenção identificados neste planejamento
- Elaboração da agenda – abordagem por processos
B) Execução – avaliação de conformidade
- Utilização da abordagem por processos automotiva
- Amostragem com prioridade nos focos do cliente e pontos de atenção
- Auditoria de todos os turnos de trabalho;
- Reunião de abertura: confirmação da agenda, metodologia da auditoria, apresentação das conclusões do planejamento e pontos de atenção;
- Verificação do Plano Estratégico da empresa
- Verificação do grau de atendimento: requisitos legais, requisitos do cliente, requisitos internos, requisitos do sistema de gestão da qualidade, requisitos dos processos, requisitos da Core Tools, requisitos da IATF 16949:2016 / ISO 9001:2015 e plano estratégico da empresa;
- Desempenho dos indicadores: clientes, objetivos da qualidade, processos do sistema da qualidade
- Avaliação das ações corretivas / planos de ação e planos de melhoria contínua
- Identificação de não-conformidades imediatamente nos respectivos processos;
- Identificação de oportunidades de melhoria imediatamente nos respectivos processos;
- Identificação de pontos de preocupação nos respectivos processos;
- Feedback ao final do dia – resumo dos pontos observados;
- Verificação da eficácia das NC´s anteriores
- Reunião de encerramento
- Apresentação das Não-conformidades identificadas e classificadas
- Apresentação das Oportunidades de melhoria identificadas
- Orientação para o plano de ação / ação corretiva
C) Relatório
- Priorização ao foco no cliente e atendimento ao SGQ
- Identificação da empresa, escopo, abrangência e exclusões
- Identificação de documentação obrigatória, requisitos legais e de clientes
- Descrição dos focos de atenção que priorizaram a auditoria
- Descrição do Plano de Auditoria com referência à abordagem por processos automotiva
- Descrição das Não-conformidades, oportunidades de melhoria e recomendações
- Não-conformidades identificadas, descritas e classificadas de acordo com a recomendação do IATF
- Opcional: abertura das RNC´s de acordo com os procedimentos da empresa
7. Correlação das Não-conformidades e Oportunidades de melhoria com os processos do Sistema de Gestão da Qualidade
8. Correlação das Não-conformidades e Oportunidades de melhoria com os requisitos da IATF 16949:2016 / ISO 9001:2015
D) Recomendações para Análise Crítica pela Direção
- Relatório adicional com pontos de atenção a serem abordados na Análise Crítica pela Direção
- Indicação de soluções potenciais para as Não-conformidades e pontos de atenção
E) Conclusão sobre o desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade
- Capítulo adicional ao relatório de auditoria contendo visão geral sobre o sistema da qualidade auditado
- Estimativa mensurável do grau de atendimento do sistema da qualidade à norma IATF 16949:2016 / ISO 9001:2015, requisitos de clientes, Core Tools e Análise Crítica pela Direção anterior
- Valores baseados na amostragem realizada
F) Compromisso de documentação da equipe auditora
- Evidencia de qualificação IATF do auditor líder
- Evidencia de qualificação dos auditores
- Evidencia de qualificação Core Tools
G) Requisitos a serem auditados:
- Todos os requisitos aplicáveis conforme manual qualidade vigente
- Requisitos específicos dos clientes
- Aplicação de Core Tools
Quer uma proposta?
Preencha nosso formulário de contato e envie mensagem. Entre em contato agora mesmo. Utilize a opção Formulário de Contato.